Covid-19 e o cenário econômico

08/04/2020 às 17h25

Aciam e CDL Mariana realiza análise sobre o impacto do Coronavirus nos negócios e serviços da cidade de Mariana.

Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana, está realizando nos dias 8 e 22, através de formulário online, uma pesquisa com as empresas de Mariana (sede e distritos) para entender o cenário econômico da cidade nas duas últimas semanas, devido a quarentena por causa da pandemia do COVID-19.

Tal pesquisa também fora realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto – Aceop, no qual o seu presidente, Sr. Paulo Raimundo Ferreira, participou de uma entrevista na manhã desta quarta-feira, 08, apresentando o resultado no município de Ouro Preto.

A pesquisa pode ser respondida por quaisquer segmentos comerciais da cidade, e pretende mapear as dificuldades, desafios e experiências do setor comercial a fim de se estabelecer ações para minimizar/solucionar os impactos da pandemia.

Conforme decreto municipal nº 10.041 de 20 de março de 2020, todas as atividades não essenciais em Mariana estão temporariamente suspensas, e a Aciam e CDL Mariana, como instituição representativa da classe empresarial, tem desenvolvido junto a seus associados, medidas que visam reduzir os impactos econômicos das pequenas e médias empresas.

Importante reforçar que a orientação oficial da instituição e o decreto municipal estão de acordo com o decreto estadual, publicado em 19 de março de 2020 no Diário Oficial de Minas Gerais. A decisão exige, dentre outras coisas, a suspensão de feiras, o fechamento de shoppings, galerias ou centros comerciais, além de autorizar o funcionamento com os devidos cuidados de recomendação apenas de serviços considerados essenciais.

A Aciam e CDL Mariana reforça, juntamente à Secretaria, que sua posição permanece em consonância com tais decretos, e orienta o cumprimento dos decretos em sua totalidade.

A entidade está em contato direto com a Prefeitura, Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Econômico, avaliando a cada dia a situação, buscando o equilíbrio responsável entre a proteção da saúde e da vida, e buscando medidas para minimizar os impactos econômicos

Acompanhem as ações da entidade por meio dos seus canais de comunicação e conheça todos os seus produtos e serviços.

Importante: as respostas no questionário irão preservar o nome da empresa, sendo utilizadas para ações posteriores da Aciam e CDL Mariana.

Acesse o formulário da pesquisa clicando aqui .